Francisco Cuoco levantou diversos troféus ao longo da vida, mas o ator que morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (19) de falência múltipla dos órgãos foi surpreendido de maneira bem negativa em abril de 1991. Pai de três filhos e intérprete de personagens memoráveis como o Carlão ("Pecado Capital", 1975), o artista foi eleito "o pior ator da TV" por leitores do jornal "Folha de S.Paulo".
Naquela ocasião, a publicação fez uma pesquisa que questionava ainda os melhores e os piores em categorias como novela e atriz. Na época, 9% achavam Francisco Cuoco o pior ator, seguido de Mário Gomes, Tarcísio Meira (ambos com 3%) e Victor Fasano (com 2%). Por outro lado, 23% consideravam o marido de Gloria Menezes o melhor, à frente de Lima Duarte (20%) e do próprio Cuoco (com 11%).
Passados três anos de seu encerramento e hoje em remake marcado por várias mudanças em relação ao original, "Vale Tudo" sequer figurou na lista das novelas preferidas, ranking liderado por "Pantanal" (1ª versão)
E como Francisco Cuoco recebeu o "título"? "Sempre respeitei a opinião do público, que é um juiz muito imparcial. Independente disso, vou me aplicar mais e mais até que, um dia, consiga mudar determinadas posições. Não falo com ironia, sinceramente, não", assegurou o eterno galã anos antes de acusar Carolina Ferraz de não querer beija-lo na segunda versão de "Pecado Capital".
"Recebi a pesquisa naturalmente. Faz parte do meu perfil, psicológico respeitar meu semelhante. As pessoas expressaram o que sentiam. Não tenho o sentimento de onipotência de ser cativante para todos. Não será isso que me fará desistir de aprimorar o meu ofício", completou o artista.
Paulista da capital, Francisco Cuoco na época da pesquisa estava no ar na novela "Lua Cheia de Amor", estrelada por Marilia Pera. Com dezenas de trabalhos no currículo, seu último personagem em novelas foi o Nestor de "Segundo Sol" (2018). Ultimamente, o ator enfrentava problemas de locomoção, pesava mais de 130kg, e utilizava uma sonda no nariz, segundo relato em entrevista.
player2